Colégio Técnico Dom Vital

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

O Colégio Técnico Dom Vital se propõe, através de sua proposta pedagógica para o Curso Técnico em Contabilidade, nível médio, da educação profissionalizante, reconhecer a educação profissional como um parte importante da cultura e do trabalho, fornecendo dentro da área contábil, fornecer ao educando educação integral e técnica ao educando, capaz de proporcionar-lhe a compreensão da vida social, da dinâmica técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho.

Assim sendo, ao elaborar sua proposta pedagógica destinada ao curso técnico, procurou construí-la em torno de competências e habilidades, partindo dos seguintes pressupostos: aprender a aprender; aprender a ser; aprender a fazer; aprender a conviver, o que conduz com mais facilidade o aprendiz para o mundo do trabalho.

Neste caso, entende o currículo como um campo de significados, possível de promover a socialização dos conhecimentos trabalhados nas diversas disciplinas, formando personalidade e subjetividade. Globaliza o seu projeto pedagógico com práticas, intencionalidades, estratégias de ação, dentro e fora da sala de aula, visando possibilitar a coerência do projeto educativo.

Em suma, desenvolve-se pedagogicamente a citada proposta no intuito de possibilitar o repasse de formação e informação ao discente permitindo-o captar o conhecimento e a competitividade necessários ao mundo do trabalho. Em seu bojo, possibilita o desenvolver conhecimentos na área contábil e, consequentemente, empreendedora fazendo com que os profissionais possam atuar como técnicos de micro, pequenas e médias empresas.

A nossa estrutura curricular propõe-se à realização de um curso atualizado, voltado para as carências do mercado, de maneira que os alunos tenham aliadas às aulas práticas, aulas teóricas, bem como estágio supervisionado, em empresas a fim de vivenciar a realidade das mesmas e, evidentemente, já promovendo a integração do aluno ao trabalho, durante os 18 meses de duração.