Colégio Técnico Dom Vital

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental abrange do 1º ao 9º Ano e tem como finalidade a promoção e a valorização do indivíduo, sua interação com o contexto social, num processo construtivo e transformador, conscientizando-o de sua importância como ser social crítico, atuante e autônomo. Visa também ao desenvolvimento de habilidades que lhes dêem condições de interagir na sociedade, transformando e aprimorando sua realidade.

Nesse sentido, o Colégio Técnico Dom Vital, através dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento, procura desenvolver nos alunos as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que possam participar ativamente da vida social dando continuidade aos estudos.

Durante o processo, são estabelecidas condições para que o discente adquira de forma sistemática os conteúdos escolares, através de uma ação pedagógica que enfatize a curiosidade, o questionamento e a reflexão, sempre trazendo a preocupação de ensinar para a vida.

Em síntese, propõe-se pedagogicamente a desenvoltura de habilidades e competências, considerando que desenvolver essas características é uma grande tendência no atual panorama educacional, acompanhando uma nova abordagem pedagógica na qual o ensino por experiências se tornou prioridade. Entende-se que, no lugar de continuar a decorar conteúdos, antes transmitidos de forma unilateral via professor-aluno, a dinâmica deve ser outra: o estudante passará a exercitar habilidades e, através delas, construir competências.

A avaliação do aproveitamento do aluno de Ensino Fundamental é realizada de forma contínua e cumulativa, sendo expressa através de parecer descritivo (boletim) a cada bimestre e após o período letivo. Considera-se aprovado, ao final do período letivo, o aluno que obtiver parecer descritivo de Aprovado, com média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) nos componentes curriculares, conforme estabelece o Regimento da Escola.