Colégio Técnico Dom Vital

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

A Instituição escolar se propõe a incluir em sua oferta de conhecimentos por intermédio de curso técnico de Administração à comunidade e para que ele trilhe dentro dos parâmetros ideais, objetivando atender às necessidades do educando, elaborou-se uma proposta pedagógica, mediante consulta, discussões com profissionais e pessoas interessadas na área administrativa, sendo que, no âmbito da mesma, a metodologia da educação profissional é baseada em projetos, estudos de casos, problemas do meio e, sobretudo, atividades de solução de problemas.

Nessa perspectiva, o educador é um criador de situações e ambientes, nos quais coloca o aluno na situação de protagonista do processo de aprendizagem da Administração. A sua atuação educativa deve ser voltada para o planejamento, sempre na busca do estímulo à ação discente, promovendo reflexões, análises, críticas, avaliações, entre outras ferramentas indispensáveis para tornar o aluno o centro de todo o processo educativo. Por estas e outras ações, organiza o trabalho educativo, como mediador e orientador.

Registre-se também a abordagem por competências administrativas unida ao foco no aluno. Dessa forma, docentes e discentes são sujeitos da ação ensinar/aprender, unidos na meta de construção de saberes, margeados pelo ensino/pesquisa, prática/ação, teoria e reflexão.

Com esta abordagem, fica evidente que o currículo exige o comprometimento do educador e do educando em atividades que permitam o exercício efetivo da competência a ser desenvolvida. Por tudo isso, implica no envolver comum em propostas e ações criativas e inovadoras no decorrer e, mais ainda, após a conclusão do Curso.