Colégio Técnico Dom Vital

"Aqui se aprende para a vida".

PLANO DE CURSO DOM VITAL – APRESENTAÇÃO

A presente Proposta Curricular foi elaborada a partir do consenso da comunidade escolar, seguindo as normas estabelecidas pela Lei Nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com promulgação em 20 de dezembro de 1996, com fundamentos nas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Médio, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, cujo objetivo é nortear os docentes no trabalho e prática pedagógica da instituição escolar.

Aqui se entende a educação como um processo contínuo, no qual prevalece a ótica do inacabado, do não perfeito; onde a dúvida, o estudo, a busca e outras inquietações marcam todos os espaços da práxis pedagógica, com predominância de ações pontuadas pelo pensar e refazer, construir e reconstruir.

Isso, mediante a ideologia desta Instituição, se pode efetivar do seguinte modo: o docente, em seu cotidiano em sala de aula, que permite um dimensionamento mais profundo do currículo escolar. Para isto, o profissional da educação necessita rever suas práticas, promover discussões e abrir-se para as inovações. O professor deve adotar o entendimento de que aprender é uma condição indissociável da ação de ensinar.

Assim, comprometer-se com o social é inerente à profissão docente, sendo imprescindível para formar uma sociedade, cujas marcas sejam a gratidão, a generosidade e a gentileza, prevalecendo orientações para a construção de mundo justo e igualitário. Isto se torna viável se houver um trabalho pautado na responsabilidade e respeito para a formação discente, cujos ensinamentos não devem ficar somente na teoria discursiva, mas, sobretudo, refletidos nas ações e atitudes dos educadores.

Por tudo isto, é mister que não se perca de vista a formação integral do homem, considerando a relação deste com os outros e com o mundo; daí, esta proposta ser o ponto inicial para novas discussões e orientações fundamentais para a conquista de novos saberes, necessários para os avanços impostos pela realidade.