A criança, ao ingressar na Educação Infantil, já traz consigo uma bagagem de conhecimento e está numa faixa etária de desenvolvimento de sua personalidade. Sendo assim, o todo que a rodeia, ou seja, as ações a sua volta, são de extrema importância para toda a sua vida.
É nessa fase que precisamos proporcionar segurança, autoconfiança e dar-lhe oportunidades para o desenvolvimento da criatividade, expressividade e raciocínio. Observar, identificar, selecionar, classificar, analisar, comparar, levantar hipóteses, generalizar, sintetizar essas e várias outras operações mentais, tão necessárias à nossa leitura de mundo, são trabalhadas na Educação Infantil. A socialização é outro aspecto que merece destaque. A criança precisa relacionar-se com seus grupos, interagir.
O Colégio Técnico Dom Vital, sob o dístico “Aqui se aprende para a Vida”, sempre comprometido com o desenvolvimento social da criança, apresenta um currículo que a concebe como possuidora de competências, as quais precisam ser valorizadas, ampliadas e enriquecidas pela escola. As atividades propostas oferecem condições para a promoção de sua autonomia psicológica, assim como a sua inserção social.
Respeitando o estágio de desenvolvimento da criança, é possível começar desde muito cedo a colocá-la diante de situações que exijam reflexão, tomada de posição, enfim, que estimulem o senso crítico e ajudem na sua formação cidadã. Para que possam viabilizar as ações educativas, o cotidiano da Educação Infantil se estrutura em torno de três eixos complementares: Cuidar, Brincar e Educar.
Os cuidados são essenciais nessa fase e se referem tanto aos cuidados do corpo, o ambiente, a alimentação, quanto a atenção às necessidades emocionais e sociais da criança. Atitudes de acolhimento e respeito às peculiaridades do educando inicial promovem a passagem de uma dependência absoluta para uma progressiva independência.
Outro aspecto simbólico proposto se refere ao papel do brincar, do lúdico e do simbólico no cotidiano da escola infantil. Sabe-se que a criança processa o mundo e as informações através do brincar. É através dessa atividade básica que ela cria, imagina, transforma, transgride. A brincadeira permite conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário. Oferece-se um espaço no qual as crianças sintam-se acolhidas e livres para brincar, experimentar, criar e principalmente conviver e realizar trocas sociais com seus pares.
Em suma, a escola vê a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, como primordial para o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade e procura considerar o seu processo educativo, levando em conta os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o Artigo 29 da LDB em vigência.